Pesquisar neste blogue

Translate

Uma Nortenha em Cascais: Dezembro 2023 #2

Depois de preparar a minha humilde casinha para receber a família e viver a magia do Natal, paro de novo para a reflexão do final do ano. Siga balanço! 👀

Confesso que ainda não tinha feito um balanço do ano 2023. Geralmente, faço-o em setembro, mas a minha vida mudou toda a partir daí e nem sei por onde começar, tendo em conta o atribulado que tudo tem sido.







Resumindo os últimos tempos no Estoril / Cascais: 

💫 Mudei-me em setembro para Cascais. Ia trabalhar com uma equipa, num projeto fantástico com pernas para andar, mas as pernas foram cortadas logo no início.
Lição nº 1: assina antes! Lição aprendida e guardada num cofre, para nunca mais falar no tema.


💫 Aprendi da pior maneira que aqui não se pode confiar em ninguém. Felizmente, sou resiliente o suficiente e, segundo me dizem, tenho um currículo invejável. Por isso, trabalho aqui não falta. Sou grata por isso. Decidida a ficar, rapidamente encontrei emprego. Aliás, tenho tido várias propostas e procuro o melhor para mim. Estou no caminho certo.


💫 Vivo no Estoril, a zona mais chique - e cara - de Portugal. Pago um rim pela minha casa. As contas aqui são grande parte do meu salário, mas isto não é Andorra. Há dinheiro para pagar contas e comer. Felizmente, tenho sempre o frigorífico cheio. E a conta a zero. Mas tudo bem. Já vivi pior. (e tenho um livro que o comprova)


💫 Quem não me conhece acha que sou rica. E eu rio-me na cara dessas pessoas. Não sou rica, mas contento-me com pouco. Agradeço tudo o que tenho e tenho muito. Do que é essencial, nada me falta. Ah! Tendo em conta que uso ténis Lacoste ou Guess, encaixo na perfeição na ostentação deste lugar. Enfim, gente triste que só vê “coisas”.


💫 Tenho amado estar sozinha. Claro, com o meu feitio de merda e o ódio de estimação a estes seres humanos, é impossível fazer amigos por aqui. 😂 Dou longos passeios pela praia, experimento sítios novos, falo com pessoas e a pergunta que mais oiço quando abro a boca é: “você é do norte, não é?”


💫 É incrível como as pessoas aqui acham que o país acaba no Porto. Porque me perguntam logo se sou de lá. “Sou do Minho! De Viana do Castelo!” e a desilusão instala-se na cara das pessoas que não conhecem e acham que sou de uma aldeia qualquer, perto do Porto.


💫 Mais incrível ainda, é notar que os brasileiros conhecem melhor Viana do Castelo do que os cascalenses. Nenhum, repito, nenhum me disse que não sabia onde era e alguns até já tentaram viver por lá. Óbvio que aqui há mais trabalho e ganha-se melhor, mas quem passou por Viana, raramente se esquece da beleza da cidade. Definitivamente, os cascalenses não conhecem Portugal.


💫 Dá para perceber que o balanço do local é fantástico, mas as pessoas valem zero! (e o pior é que as próprias assumem isso!)
Cascais é dos lugares mais bonitos que visitei em Portugal. A calçada, a praia, as casas lindas, as palmeiras (já vos disse que amo palmeiras?), as esplanadas cheias de turistas… Adoro! 😍 A quantidade de hotéis aqui é gigante e eu perco-me em todos. Já visitei alguns e sou apaixonada pelo turismo daqui.


Sozinha, amo viver nesta zona. Quando conheço alguém daqui, apetece-me fugir.
Basicamente, tem sido tudo muito agridoce. O que vale é que o mar fala a mesma língua em todo o mundo e esse nunca me desilude.


A nível profissional, cada um faz o seu. Aqui, é todo um mundo individual. Tens o teu emprego, fazes o que tens a fazer e ponto. Vais para casa e vives a tua vida, na tua bolha. Pelo menos, é assim que eu tenho visto. Quando há alguma mudança, zau! Transformas-te num alvo a abater ou a ser excluído ou a ser eliminado por justa causa. Se cais na boa onda do boss, cais na péssima onda do colega. Enfim, seres humanos.


💗 Vivo o ano mais louco de sempre. Estou no meu seténio. As luas estão a meu favor e sinto-me no auge do meu crescimento pessoal. 💗




A verdade é que passo por situações que nunca pensei passar. Aprendo coisas novas que nunca pensei aprender. Mudo hábitos em mim que nunca pensei mudar. Mantenho-me fiel aos meus princípios como nunca antes tinha feito. Tenho foco. Sei o que quero e para onde vou. E isso é o suficiente para todo o universo conspirar a meu favor. ❤


Por mais mudanças, discussões, desilusões e quebras que existam no meu caminho, tudo está no caminho certo para onde eu quero ir. 2024 vai ser um ano ainda mais louco. Sei disso. Sinto isso.


O próximo ano será de ainda mais aprendizagem. Mas sabendo bem o que quero, tudo flui. E tudo está exatamente como tem de estar.


Por agora, fico cá. Resiliente até ao fim.
Sou do norte carai! E isso ninguém me tira! ❤


Com amor, sempre
A vossa Ana

Sem comentários: