Pesquisar neste blogue

Translate

Uma Nortenha em Cascais: Dezembro 2023

Tudo está conectado. 
Estou a viver um padrão.
Dezembro. 


Dezembro. Estoril. Casa nova. Emprego Novo. Aniversário. Algarve. Amigos do passado. Pessoas desnecessárias que aparecem e desaparecem e outras - poucas - que entram na minha vida e já mataria por elas. 

As músicas que ouço são antigas. Recordo tudo. Danço muito. 

As receitas, agora, são as mesmas daquele forno bom da casinha das águas furtadas, em frente ao campo de futebol de Andorra. Agora, vivo numa casinha mesmo ao lado do campo do Estoril. 

Tudo está conectado.

Lembro-me tanto do tempo vivido em Andorra, em 2013. Já passaram 10 anos e sinto que apaguei todos esses anos posteriores da minha vida, até esta semana. Tudo se repete.

Começo uma vida nova como se estivesse a entrar em 2014. Bora fazer tudo bem agora? 👀





❤ Dezembro ❤


❤ Algarve 2023 


❤ Terapia literária❤



❤ Natal em Cascais ❤





❤ Hotel AP Dona Aninhas - Viana do Castelo ❤


❤ Viana do Castelo ❤


❤ Cascais ❤



Estou feliz, sabem?
Sinto que estou a ter uma nova oportunidade dentro da mesma vida.
Será esta a minha última vida por cá e é por isso que tenho passado por tanto?
Tudo o que vos digo parece confuso, mas eu quero-vos explicar. Só não sei bem é como isto se explica. Ainda estou em processo de entendimento das minhas próprias emoções. E escrevo, também, para tentar entendê-las.

Em 2013, quando estava em Andorra e fiquei na minha última casa - quem leu o meu livro vai se lembrar - tudo estava a encaminhar-se para ficar estabilizado. Tinha emprego, as contas estavam a ser pagas e tinha uma vida estável. Ora, nesse mesmo momento, decidi ir embora. Preparei tudo para sair de lá, porque achava que já tinha aprendido tudo. Erro.

Hoje, dez anos depois, dou por mim a arrepender-me profundamente dessa decisão. Nunca devia ter saído de lá. Nunca devia ter ido embora. Devia sim, ter ficado lá a ganhar ainda mais dinheiro, a lutar pelo meu caminho e por tudo aquilo que eu sempre quis e nunca tive coragem de ir atrás.

Mas, como a vida ensina tudo, aqui estou, dez anos depois a viver aquilo que não vivi lá. Refaço a minha vida em Cascais. Completamente sozinha neste mundo impessoal e egoísta, onde ninguém ajuda, ninguém sorri, ninguém agradece. Poucos são os que dão a mão e, se a dão, pedem algo em troca. Se não sabes fazer a tua vida sozinha, então não venhas para cá. Aqui é duro. Muito duro.

Ainda assim, estou muito orgulhosa de mim. Tenho conseguido fazer tudo: montar móveis sozinha, encontrar sítios novos sem chorar, conhecer os vizinhos, aceitar o barulho dos cães durante a noite, passear no bairro durante o dia e demonstrar garra e punho firme a todos os obstáculos que surgem. Tenho sido realmente a guerreira que tantas vezes me chamam.


Finalmente tenho a minha casa pronta. Tenho uma secretária para escrever. (há quantos anos não tinha isto?) Tenho um sofá cama para hóspedes. Porque eu amo receber visitas na minha casa. Tenho o meu canto, a minha decoração, as minhas coisas.

Tudo aquilo que eu quis em 2013, estou a construir agora, aqui em Cascais, no final do ano 2023.

Demorou, mas tudo chega a seu tempo. Tudo tem o tempo certo.

Feliz Dezembro a todos. ❤

Com amor,
Ana

Sem comentários: